Saturday, January 07, 2006

PORQUE NÃO HÁ ROSAS AZUIS?

-Mamã porque não há rosas azuis? o ceu é tão lindo e as roasa daquela cor seriam tambem!
Naquela manhã o Luisito que acordou mais cedo, levantou-se e ainda com os olhos remelosos foi sentar-se junto da mãe que estava na marquise a lavar a roupa. Tinha de aproveitar o tempo antes de ir para o escritório.
Estava empregada desde os 19 anos e naquela manhã de 2ª feira completava precisamente 15 anos que tinha ido para o 1º emprego. Tinha sido admitida para a secção de ficheiro. Era como se fosse hoje!.., lembrava-se muito bem de ter assinado o pontoe de ir apresentar-se no gabinete do Sr. Ricardo. Usava óculos o Sr. Ricardo e como se recordava bem... -Como é que a menina se chama? - Maria dos Anjos- olhe Maria dos Anjos, a menina não dê confiança às outras suas companheiras , pois que tenho boa impressão de si e poderá distinguir-se de todas essas estúpidasque aí andam. Quanto tempo demoraria o Sr. Ricardo sem lhe chamar tambem estúpida?
Lembrava-se de ter chorado e ter sentido vontade de desistir do emprego, mas em casa? o pai fora, havia mesesque não mandava dinheiro a madrasta não podia fazer milagres, coitada, e a irmã a Ana Rosa que andava no liceu? não ela tinha de ser estúpida como as outras do escritório do Sr. Ricardo porque era dificil arranjar outro emprego, tanto tinha lutado por aquele, não podia esperar e depois as outras dos outros empregos não seriam tambem estupidas para os outros Srs, Ricardos?
-Mamã mamã porque não há rosasazuis da cor do ceu?
_Luizinho vai para a casa de banho quero lavar-te e vestir-te pois de deixar-te no colégio como já sabes.
Apenas com 6 onos o Luis Carlos endava já na escola e era sem favor o melhor aluno da classe.
-Luizinho anda, tens de deixar lavar bem os ouvidos, o paizinho se fosse vivo não gostaria de ver o menino com sujo.
Com uma camisola aos quadrados que a mãe fez nas horas vagas, o Luizinho desceu a escada pela mão da mãe que lhe ia recomendando:- vamos filho, já são 8,30 e não esqueças que tens de beber o leitinho todo no refeitório do colégio sim? dá cá um beijinho à mãe, adeus queridinho passa bem o dia e até às 6 da tarde.
- Luisinho estás tão triste hoje, porque?
- Olha Rui tu és meu amigo, não és? então vou dizer-te um segredo. Estou triste porque a minha mamã não me disse porquê que não há rosas azuis........


Lisboa/Almada Janeiro de 1960
Balecas

1 Comments:

At 5:32 AM, Blogger Dad said...

Pois é, mas afinal há mesmo rosas azuis, sobretudo na imaginação das crianças...
Lindo conto, querida!
Beijinhossss

 

Post a Comment

<< Home

<BGSOUND SRC="music.mid" LOOP="INFINITE">